Teoria das Cores

Olá Meninas,

Não importa que tipo de artista você é ou com o que você trabalha. Uma coisa é certa: algumas teorias são indispensáveis. Meu marido, que não tem muita sensibilidade artística, só sabe dizer: – Bárbara você já olhou na tabela das cores? Para ele, qualquer obra artística deve se basear nas cores, e é claro, no bom uso e na combinação delas. Eu confesso que escolho as cores muito mais pelo lado intuitivo do que pelo lado “científico”, mas por outro lado, meu marido acaba tendo razão.Preciso me acostumar a consultar aquela clássica roda de cores, que quase todo mundo conhece.

Essa roda consiste em um conjunto de regras básicas, que permite o uso e a mistura de cores. Partindo do pressuposto básico que as cores são compostas de pigmentos e luz, podemos através da roda, combinar melhor as cores e melhorar o nosso trabalho.De qualquer forma, resolvi postar a bendita Roda das Cores  aqui no blog, afinal, não faz mal nenhum dar uma olhadinha de vez em quando!

Um pouquinho da teoria:

ss

s

Resumidamente, podemos classificar as cores em: primárias, secundárias e terciárias.

Cores Primárias: Localizadas no centro do círculo (amarelo, azul e vermelho).

Cores Secundárias: Segunda camada do círculo, que sobrepõe às cores primárias que lhe deram origem:

azul + amarelo = verde

amarelo + vermelho = laranja

vermelho + azul = roxo

Cores Terciárias  ou complementares: Última camada do círculo,  também sobrepostas às secundárias e primárias que as originaram. Para selecionar as cores complementares lembre-se de escolher as cores diretamente opostas no círculo.

Exemplo: Vermelho e Verde; Laranja e  Azul…

s

Cores análogas: São aquelas que estão vizinhas no roda das cores, ou seja, que são próximas entre si.

Exemplo:  Azul / Azul-arroxeado / Roxo ;  Vermelho / Vermelho-alaranjado / Laranja…

Então é isso… espero que tenham entendido um pouquinho.

, ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cartão: cores do arco-íris | Babi's World - March 14, 2012

    […] fiquei pensando no danado do arco-íris e dei uma conferida na roda das cores, pois eu queria usar as mesmas cores, mas com tons diferentes. Agora, o bacana é que eu pude […]

Leave a Reply