Para iniciantes: como escolher a sua Die Cut Machine


Aprendendo, Scrapbook / Sunday, December 26th, 2010

s

Acho que as máquinas do tipo “cuttlebug” e “Cricut” são o sonho de qualquer artesã. É claro que hoje existem várias versões e marcas, mas de modo geral, todas permitem cortar e criar relevo em papeis.

As cuttlebugs e máquinas manuais são super fáceis de usar, já que criam “sanduíches” com as placas fornecidas pela própria máquina. Esse tipo de máquina possui três tipos de placas (A, B e  C) que são usadas conforme o relevo e corte desejado. Já as estilo Cricut são computadorizadas, e exigem um cuidado maior no manuseio e compreensão das instruções de uso, que são em inglês. As placas ou cartuchos de corte e relevo (embossing) possuem os mais variados formatos, tamanhos e podem ser compradas separadamente ou através de Kits.s

Como escolher sua die cut machine?

Antes de escolher qual máquina comprar, você deve ter em mente alguns pontos básicos: custo benefício, propósitos, uso, entre outros.s

Custo Benefício: Muitas máquinas possuem o preço mais acessível, mas as placas/cartuchos e embossing são caros, com pouca variedade de formato ou difíceis de comprar. Deve ser ter em mente não apenas o valor da máquina, mas de como e onde comprar as suas ferramentas.

Propósitos: Deve-se pensar também na necessidade real da máquina. Ela vai ser utilizada apenas como hobby ou como ferramenta de trabalho? Você vai utilizá-la apenas por lazer ou é uma profissional dos papéis? Rsss. Para cada uma dessas atividades existem uma máquina adequada.

Uso: Digital ou manual? Algumas máquinas como a Cricut são digitais, utilizam cartuchos que imprimem através do computador. Já as cuttlebugs utilizam placas de corte próprias. Em geral as máquinas manuais são bem mais baratas e fáceis de usar que as digitais.

Material: Papel ou outros materiais? Algumas máquinas permite apenas o corte de papéis, enquanto outras permitem a utilização de feltro, tecidos leves ou papéis como maior gramatura. Escolha a máquina adequada aos tipos de material que você usa com maior frequência.

Espero que tenham gostado da dica.

Beijocas da Babi

One Reply to “Para iniciantes: como escolher a sua Die Cut Machine”

  1. Oi Babi!!
    Acabei de conhecer teu blog e já estou encantada!!
    Parabéns por tanto capricho e obrigada por compartilhar tantas maravilhas!!
    Gostei bastante do post sobre as die cut machines. Tenho muita vontade de comprar uma, mas ainda estou em dúvidas. Vou passar minhas férias de janeiro nos EUA, oportunidade na qual pretendo comprar o brinquedinho novo, e, até lá, pretendo já ter me decidido… hehehe
    Suas dicas estão sendo preciosas!!
    Beijinhos,
    Rô.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *